(84) 9694.5073 -
Voltar
Sala do Professor

Aprendizado online apurado

Pesquisa de Harvard estuda a concentração dos alunos.

 

Pesquisadores de Harvard mostram quase metade dos alunos perde a concentração diante de seus computadores. Contudo, existe uma saída para melhorar o aprendizado em ambientes on-line: testar os alunos com frequência.

Os resultados são do estudo “Interpolated memory tests reduce mind wandering and improve learning of online lectures” (Testes de memória intercalados reduzem divagação da mente e melhoram a aprendizagem de aulas on-line, em livre tradução), publicado pela revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

Daniel Schacter, professor de psicologia de Harvard, e Karl Szpunar afirmam que, ao intercalar videoaulas com testes curtos, os alunos divagam 50% menos, o hábito de tomar notas aumenta três vezes e a retenção geral do conteúdo é maior.

“A questão que queríamos responder, basicamente, é como otimizamos o tempo dos alunos quando eles estão em casa, tentando aprender com videoaulas. Como é que podemos ajudá-los a extrair a informação de que precisam com mais eficiência?”, afirma Szpunar.

Eles perceberam  que os alunos tinham problemas em se concentrar durante aulas online diante de tantas opções na internet. “Existe uma crença popular genérica que diz que as aulas deveriam ser curtas e estimulantes, mas ainda falta prova científica de que essa afirmação seja correta”, diz Schacter.

Fonte: Porvir

 

 

Edf. Meta cursos sala 03. Rua Marise Bastier, 207, Lagoa Nova, Natal/RN (por trás do Hotel Residence da Salgado filho) ponto criativo